Para seu conhecimento

Descobertas 25 novas espécies de árvores no Equador

por Sara Pereira
26.08.2010

Em 50 hectares existem mais espécies diferentes de árvores que nos Estados Unidos e no Canadá

Um grupo de biólogos equatorianos conduziram um estudo durante 15 anos no Parque Natural Yasuni, na Amazónia equatoriana, junto à fronteira com o Peru, que confirma que este é o lugar do planeta com maior biodiversidade. A parcela estudada contempla apenas 50 hectares do parque - com um total de quase um milhão de hectares, onde existem mais de mil espécies diferentes de árvores.

Os biólogos descobriram agora 25 espécies que nunca tinham sido registadas, algumas das quais podem atingir 30 metros de altura.O governo do Equador pôs em marcha um plano para salvaguardar os valores naturais de Yasuni, cujo subsolo é rico em petróleo - sendo o país recompensado por não o explorar. No início do mês foi assinado um acordo com a ONU pelo qual o Equador receberá nos próximos anos cerca de 2 mil milhões de euros, metade do que teria ganho com o petróleo.

Renato Valencia, da Faculdade de Ciências Exactas e Naturais da Universidade Católica do Equador, explica que, apesar de a descoberta de novas espécies de insectos e anfíbios ser quase rotineira, é raro encontrar novas espécies desconhecidas de árvores. "É extraordinário num único bosque haver tamanho número de espécies novas", afirma.

Entre estas espécies encontram-se ainda dois novos tipos de árvores, cuja descoberta tem levantado questões junto da comunidade científica - como o facto de tantas espécies que consomem os mesmos recursos conseguirem coexistir sem que uma domine sobre as outras.

www.ionline.pt/